Pensamentos e Reflexões

"Para quem tem vontade forte e ideias claras, o mundo está repleto de oportunidades".



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Resumo do texto "A Democracia Grega"

A Democracia Grega

Toda a vida cultural na Grécia antiga desenvolveu-se estreitamente vinculada aos acontecimentos das cidades-estados, as chamadas “Polis”. A organização sócio-política na Grécia antiga se dava em torno dessas cidades-estado.

Existia uma vinculação de natureza política em relação aos acontecimentos que se desenvolviam no âmbito das Polis. Essas cidades-estado eram fortemente ligadas às suas tradições, aos seus costumes, aos seus Deuses e heróis.

Por que esse conceito de Polis era facilitado, considerando que ele congregava uma ideia onde o espaço geográfico que a cidade ocupava estava associado com a própria noção de política?
R: Na verdade, as dimensões da Polis eram reduzidos. Com isso, o controle social tornava-se mais facilitado, até mesmo porque a ação coercitiva se tornava mais presente e influenciava o comportamento das pessoas de uma maneira mais incisiva.

O padrão de vida desenvolvido nas Polis fazia com que o grego da antiguidade se considerasse, antes de tudo, um membro de sua Polis. Isso gerava certo sentimento de orgulho, uma espécie de solidariedade nacionalista entre os habitantes. O grego via a si mesmo como um cidadão, um animal político.

Por que a Polis representava simultaneamente a ideia de uma expressão geográfica e política?
R: Porque o termo representava ao mesmo tempo um lugar, uma área geográfica, onde um grupo de pessoas estava submetida a uma mesma soberania, a uma mesma influência política.

A investigação científico-filosófica no ocidente tem seu ponto de partida no ambiente das Polis da Grécia antiga. Os filósofos-políticos e os filósofos-legisladores que viveram nas polis desenvolveram suas obras em consonância com o estilo de vida e com os próprios destinos das Polis.

A forma de pensar desenvolvida nas Polis contribuiu para o surgimento do próprio processo Democrático. A partir de sua vida no âmbito da Polis o homem passa a pensar mais coletivamente em substituição ao pensamento individualista pregresso.

A estrutura política da Grécia antiga oferecia aos pensadores esquemas para interpretação. Um exemplo era a Polis monárquica cuja visão correspondia a um processo cosmogônico.
A Cosmogonia corresponde ao estudo dos mitos da criação. Tentavam explicar a monarquia baseando-se nos mitos da criação aceitos pela coletividade.
Ex: Titanomaquia (mito grego da criação do mundo).

A Democracia grega também apresentava suas limitações. Em Atenas, por exemplo, somente os que possuíam direitos de “cidadania” podiam participar dos debates na Assembleia (Ekklesia). Mulheres, estrangeiros e escravos não podiam falar, estavam excluídos. O povo (demos), na verdade, constituía uma minoria entre a população.

Em Atenas, o que existia era uma forma atenuada de oligarquia, ou seja, um governo onde poucos usufruíam dos direitos de cidadão perante a lei.

Não obstante o fato de existirem várias limitações explícitas na Democracia ateniense, ainda existia um outro tipo de limitação mais sutil, mais implícita. Dentro do próprio grupo de pessoas aptas a exercer seus direitos políticos de cidadãos, existiam aqueles que, devido a certas qualificações específicas, eram aqueles que realmente ditavam o rumo dos acontecimentos.

Homens que dominavam as técnicas de oratória, que detinham o conhecimento dos negócios públicos e que eram mais hábeis no raciocínio dominavam a cena dos acontecimentos importantes e das decisões políticas.

Na Grécia antiga, os indivíduos que implantaram o regime democrático tinham verdadeiro pavor do retorno a antiga aristocracia. Por isso, cercaram-se de diversos dispositivos que visavam defender e preservar a pureza das instituições democráticas.

Para defender o regime democrático foram implantados alguns dispositivos, como por exemplo:
- as funções públicas duravam apenas um ano;
- eram definidas na base da sorte as pessoas que iriam assumir funções públicas;

Obs: somente os comandos militares, os cargos financeiros e as comissões de natureza técnica não estavam sujeitas a essas regras.

O grande problema causado por essas iniciativas foi a instabilidade política provocada por decisões políticas flutuantes e que careciam de solução de continuidade.

Partindo da análise da realidade de outros regimes estrangeiros (Esparta, Egito),das peculiaridades do regime democrático da época, e das suas consequências para a instabilidade política de Atenas, alguns pensadores se empenharam em propor ideias e ações para corrigi-las.

Flávio


4 comentários: